A gente precisa aprender a ficar idoso: como evitar quedas na terceira idade e não errar no básico


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das lesões sofridas por idosos ainda acontecem dentro de suas casas. Mas por que isso ocorre? Como podemos prevenir?

Os médicos ortopedistas estão entre os responsáveis por tratar os indivíduos após sofrerem quedas e lesões ou fraturas. Nesse contexto, o Dr. Emilio Aires Carvalho de Castro relata que “há bastantes quedas, principalmente em idosos, com fraturas por fragilidade, que são fraturas do fêmur proximal, do punho, do úmero proximal etc.”.

Na maioria das vezes, os idosos possuem objetos em casa que podem causar as quedas, como é o caso dos tapetes, ou até mesmo animais de estimação. Além disso, idosos têm mais dificuldade em relação à percepção do próprio corpo e de localização, o que acarreta em maior risco para eles.

Por sua vez, o Dr. Andre Muxfeldt Chagas complementa: “os idosos estão cada vez mais velhos, mais ativos e independentes. [...] O banheiro, que é área molhada, e a cozinha, local de convívio, são os lugares de maior risco de queda”.

Entre os cuidados necessários, os doutores mencionam medidas como providenciar uma boa iluminação para dentro de casa, instalar apoiadores nos cômodos e não abrir mão do corrimão se houver degraus ou escadas. Como o próprio Dr. Andre reforça “a gente precisa aprender a ficar idoso”.
Seja você uma pessoa idosa ou um familiar, todo cuidado é necessário para cuidar da saúde dos ossos e evitar fraturas ou lesões graves. Adote as medidas necessárias e, em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. A sua qualidade de vida é a nossa prioridade.

A gente precisa aprender a ficar idoso: como evitar quedas na terceira idade e não errar no básico
Cirurgia do Quadril CascavelCEOT Cascavel

www.cirurgiadoquadril.net.br