Quais são os tipos de materiais de prótese de quadril


A prótese de quadril é feita por componentes artificiais que simulam o mecanismo de articulação do quadril. A cirurgia de prótese promove alívio da dor, correção das deformidades na região e recuperação do movimento. Dessa forma, o paciente volta a ter a sua independência e mobilidade para realizar suas tarefas diárias, como caminhar, amarrar o cadarço ou subir e descer escadas. 

 

“A cirurgia de prótese de quadril foi desenvolvida a mais de 75 anos e veio para devolver a qualidade de vida, eliminar a dor e melhorar a mobilidade. Ela funciona tão bem que foi considerada a cirurgia do século XX”, informa o ortopedista, Dr. Pedro Pércio.  

 

Existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados na confecção das próteses de quadril, cada um com suas características e propriedades únicas, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades do paciente e a experiência do cirurgião.

 

Continue lendo este artigo para conhecer quais são os materiais de prótese disponíveis.

Prótese de metal-polietileno: a cabeça da prótese é formada de liga metálica e o componente acetabular de um plástico de alta resistência (polietileno). Esse tipo de prótese é muito utilizado devido à sua durabilidade e estabilidade.

 

Prótese cerâmica-polietileno: a cabeça da prótese é constituída por cerâmica e o componente acetabular de polietileno. Esse material de prótese possui a superfície mais lisa e resistente ao desgaste, o que pode reduzir a incidência de complicações relacionadas ao desgaste da prótese.

 

Prótese cerâmica-cerâmica: tanto a cabeça quanto o componente acetabular são feitos de cerâmica, sendo assim, é considerada a mais resistente. Essa opção também oferece menor risco de inflamação, rejeição e outros problemas relacionados à prótese.

 

Prótese metal-metal: tanto a cabeça quanto o componente acetabular da prótese e acetábulo de metal. Esse tipo de prótese pode oferecer uma maior estabilidade e mobilidade, além de ser uma opção para pacientes mais jovens e ativos.

 

Seja qual for o material escolhido para a prótese, o que vai garantir uma boa recuperação é a técnica operatória escolhida para o caso do paciente e os cuidados após a cirurgia. 
 

Neste vídeo, o ortopedista, Dr. Pedro Percio explica mais sobre os materiais de prótese de quadril: 

 

Do que são feitas as próteses de quadril? - YouTube


 

Quais são os tipos de materiais de prótese de quadril
Cirurgia do Quadril CascavelCEOT Cascavel

www.cirurgiadoquadril.net.br