A estrutura óssea do quadril é diferente entre mulheres e homens. As mulheres geralmente têm quadris mais largos para acomodar a gravidez e o parto. Essa diferença pode afetar a biomecânica do quadril e a distribuição de carga nas articulações.
Outra diferença está no ângulo entre o quadril e o joelho, nas mulheres ele é maior, podendo influenciar a estabilidade e o risco de lesões.
Neste vídeo, o ortopedista Dr. Andre Chagas explica outras particularidades do quadril da mulher:
Diferenças entre o quadril de homens e mulheres - YouTube Cirurgia do Quadril Cascavel
Doenças que afetam o quadril da mulher
Quando se trata da saúde do quadril feminino, as mulheres têm predisposição para enfrentar alguns problemas na região. Entre as condições estão as fraturas de quadril, osteoporose e osteoartrite.
Fraturas de Quadril
As mulheres têm maior risco de fraturas de quadril, especialmente após a menopausa. Isso acontece devido à diminuição de estrogênio que acontece após os 50 anos.
Osteoartrite
As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver osteoartrite no quadril devido à combinação de fatores hormonais, estruturais e biomecânicos.
Osteoporose
A osteoporose afeta mais mulheres, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Esta dor crônica está relacionada à diminuição da massa óssea que acontece na época da menopausa.
Como cuidar do quadril?
Para evitar que problemas no quadril afetem a mobilidade e a independência, o único caminho é melhorar os hábitos de vida. Isso inclui atividade física, bom sono, boa alimentação e exames de rotina.
Na presença de dor e rigidez articular, procure nossa equipe.