Prótese de quadril com acesso direto reduz dor e acelera recuperação


A prótese de quadril tradicional é uma cirurgia que recupera a qualidade de vida de diversos pacientes que sofrem com dores, perda de mobilidade e independência, causada por problemas de desgaste, como a artrose. Os resultados são excelentes, os pacientes geralmente conseguem voltar a fazer as coisas que faziam antes do problema, inclusive atividades físicas.


 

No entanto, para deixar o procedimento ainda melhor, as técnicas cirúrgicas avançaram com o objetivo de trazer técnicas menos invasivas, buscando não machucar os nervos, tendões e músculos que estão ao redor do quadril.


 

Atualmente, a equipe de cirurgiões ortopedistas do Grupo de Cirurgia do Quadril do CEOT, em Cascavel, realiza a cirurgia de prótese de quadril com uma intervenção que causa menos dor e acelera o tempo de recuperação, chamada de "acesso anterior direto".


 

A técnica de acesso direto tem o mesmo objetivo da prótese tradicional, a diferença está na execução e recuperação. Esse acesso cirúrgico é feito no intervalo entre alguns músculos, ou seja, não descola nenhuma estrutura muscular para se alcançar a articulação.


 


 

Para esclarecer as principais dúvidas sobre a inovação cirúrgica, convidamos o ortopedista Dr. Pedro Percio, integrante do Grupo Quadril Cascavel. 


 

Dr. quais são os diferenciais e benefícios desse tipo de acesso cirúrgico? 

A principal diferença entre a prótese de quadril com acesso anterior direto para a tradicional está no acesso. Essa técnica oferece a possibilidade de acessar a região operada sem precisar realizar tantos cortes, ou seja, é possível apenas desviar dos músculos. Após esse processo, a cirurgia segue como a tradicional. Além disso, os pacientes costumam sentir menos dor após a cirurgia e se recuperam mais rapidamente.


 

Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico com acesso anterior direto e qual é o tempo de recuperação média?

É uma técnica que exige treinamento e eficiência. Como o músculo é afastado, o espaço para trabalhar é menor, nesse caso, é necessário ter material, instrumental especial e conhecimento para não errar nenhum posicionamento, consequentemente, dura mais tempo do que uma cirurgia tradicional. Em contrapartida, como não é necessário realizar tantos cortes, o tempo de recuperação é bem mais curto, diversos pacientes já estão andando um dia após a cirurgia. 


 

Qualquer paciente que precise realizar a cirurgia de prótese pode optar por essa técnica? 

Infelizmente, não. Casos que apresentam grau de desgaste ósseo mais complexo não têm indicação para o acesso direto. Sendo assim, cada caso é avaliado individualmente para não comprometer a saúde do paciente. 


 

Você suspeita que as dores do seu quadril possam ser motivo de um tratamento cirúrgico ou já recebeu um diagnóstico de cirurgia para o quadril? Entre em contato conosco para avaliar o seu caso. 


 

Prótese de quadril com acesso direto reduz dor e acelera recuperação
Cirurgia do Quadril CascavelCEOT Cascavel

www.cirurgiadoquadril.net.br